sexta-feira, 11 de março de 2016

BENEFÍCIOS DO KEFIR

1. Fantástica fonte de nutrientes
Kefir é uma bebida fermentada, tradicionalmente feita a partir de leite de vaca ou de cabra. Isso é feito através da adição de “sementes” de kefir ao leite, no que “sementes” significam aqui as culturas de leveduras e bactérias de ácido láctico que se assemelham a uma couve-flor na aparência.

Durante um período de mais ou menos 24 horas, os micro-organismos nas sementes multiplicam-se e fermentam os açúcares no leite, transformando-o em kefir. Em seguida, as sementes são removidas do líquido podendo ser usadas novamente. Então, basicamente, o kefir é a bebida, mas as sementes de kefir são o "start kit" que você usa para produzir a bebida.
De origem de partes da Europa do Leste e Sudoeste da Ásia, o nome é derivado da palavra turca Keyif, que significa "sentir-se bem" depois de comer (1). As bactérias do ácido láctico transformam a lactose no leite em ácido láctico, assim o kefir possui gosto azedo como o iogurte, porém tem uma consistência mais fina.



O uso do Kefir como alimento pode trazer benefícios e auxílio no combate a problemas de:
asma, acne, problemas renais, acidez estomacal, problemas circulatórios, colesterol, reumatismo, osteoporose, hepatite, bronquite, catarro, tuberculose, descontrole da produção de bilis, alergias, enxaqueca, males do cólon, úlceras, problemas digestivos, colites, bactérias hostis,
prisão de ventre, diarréia, candidíase, inflamações intestinais, ansiedade, depressão, diversos eczemas.


Os Probióticos podem ajudar em vários problemas digestivos
Os probióticos como o kefir podem ajudar a restaurar o equilíbrio de bactérias amigas no intestino e é por isso que eles são altamente eficazes para muitas formas de diarreia (19, 20).
Há também uma grande quantidade de provas que os probióticos e alimentos probióticos podem ajudar em todos os tipos de problemas digestivos (5), incluindo a síndrome do intestino irritável (IBS), úlceras causadas por infecção por H. pylori, e vários outros (21, 22, 23, 24). Por esta razão, o kefir pode ser útil se você tiver problemas de digestão.
Conclusão: Os probióticos como o kefir podem tratar várias formas de diarreia. Eles também podem levar a grandes melhorias em várias doenças do aparelho digestivo.
 Fácil de fazer

Coloque 1 a 2 colheres (de sopa) de sementes de kefir em um pequeno frasco. Quanto mais usar, mais rápido o leite se transforma.
Adicione cerca de 2 xícaras de leite, de preferência orgânico ou mesmo cru e deixe um centímetro de espaço no topo do frasco.
Você pode adicionar um pouco de creme gordo se quiser que o kefir fique mais espesso.
Tampe e deixe por 12 a 36 horas, à temperatura ambiente.
Uma vez que começa a apresentar textura granulosa, está pronto. Então passe o líquido pela peneira, o que deixa para trás as sementes de kefir originais.
Agora, coloque as sementes em um novo frasco com um pouco de leite, e o processo começa novamente.

3 comentários:

  1. O keffir de leite pode aumentar os miomas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria saber se ajuda a desmanchar

      Excluir
    2. Entrei pra ver sobre mioma e nada falando sobre. Queria saber q aumenta mioma também...

      Excluir